Essa marca me representa: um papo sobre propósito e posicionamento

Insights

Você pode até ser uma marca já reconhecida no mercado ou ainda lançar um produto inovador, mas uma certeza existe: o consumidor quer ser representado pelas marcas que consome.

foto_linkedin

Escrito por Angela Malheiros

em 02/08/2021

Você pode até ser uma marca já reconhecida no mercado ou ainda lançar um produto inovador, mas uma certeza existe: o consumidor quer ser representado pelas marcas que consome.

 

Os clientes nunca serão os mesmos para todas as marcas, afinal, cada pessoa constrói seus hábitos e preferências de consumo. Do outro lado, estão as empresas que batalham para ser as prediletas do seu público. E é por esse motivo que as grandes marcas investem tanto para se aproximar ainda mais dos seus consumidores.

 

Todas as empresas querem estar no topo de preferência do seu público e nós sabemos que não é possível controlar alguns fatores externos, bem como a concorrência, os clientes e as tendências do mercado, mas o que as empresas podem – e devem – ter é um posicionamento estruturado para saber como se comunicar e assim, consequentemente ser capaz de transmitir como a marca quer ser vista, pois, empreender é ser reconhecido pelo seu propósito e posicionamento.

 

  • Muito além de vender produtos

 

Hoje a Coca-Cola é um dos principais exemplos a serem citados, afinal, quem aqui não lembra das clássicas campanhas “Abra a Felicidade”? O posicionamento adotado há anos pela empresa reforça a importância de que uma marca não deve servir apenas para vender produtos, mas também para proporcionar boas experiências e assim ser lembrada pelos seus consumidores.

 

  • Como você quer ser lembrado pelo seu cliente?

 

Se eu quero ser reconhecido como uma empresa popular e amigável, eu devo fazer ações que comuniquem exatamente isso, pois como diz o ditado “Quem não é visto, não é ... COMPRADO”. É por esse motivo que você precisa traçar a estratégia correta para divulgar o seu negócio.

 

E quando o assunto é estratégia, sem dúvidas a presença de uma assessoria de comunicação se faz necessária para analisar os pontos fortes da marca, reconhecer o público-alvo e traçar o caminho para chegar ao objetivo final.

 

Reforço que a construção de um posicionamento é um processo com etapas e assim como quaisquer outros processos que ocorrem dentro da empresa, cada etapa existe por algum motivo e se queremos alcançar bons resultados, garanta disciplina para que tudo seja realmente executado dentro do seu tempo.

 

Após tudo isso, com um posicionamento bem estruturado e a comunicação alinhada com coerência para o seu público-alvo, os resultados positivos serão uma consequência.

 

Escrito por: Angela Malheiros 

QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?