Tendências de comunicação para 2025
ArtigosNo marketing digital, o que funcionou bem hoje pode não ter o mesmo efeito amanhã. Isso porque ele está sempre em movimento, impulsionado por novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor.
E para quem atua nessa área, é fundamental estar atento às inovações e novidades para se adaptar às tendências que surgem e conseguir acompanhar esse fluxo orgânico e potente que tanto nos desafia.
E por se tratar de um cenário que já acompanhamos, algumas dessas transformações já são esperadas, outras vêm ganhando destaque, e criando, inclusive, oportunidades.
Neste sentido, pontuamos a seguir um pouco daquilo que está por vir para que você acompanhe e possa, na medida do possível, ajustar estratégias. Confira!
O que esperar do marketing em 2025?
Várias tendências emergentes prometem transformar o cenário do marketing digital, o que coloca as marcas que querem se manter competitivas diante de uma necessidade de adaptação. Veja o que já se espera para o próximo ano!
Ambientes mais colaborativos e comunicação humanizada
Com as transformações digitais e mudanças no ambiente de trabalho, as empresas perceberam que uma comunicação eficaz dentro da equipe é essencial para manter a coesão, o engajamento e a produtividade.
A comunicação precisa criar uma conexão óbvia entre os colaboradores e a empresa, promovendo um ambiente onde as pessoas se sintam ouvidas, valorizadas e parte de algo maior.
Essa tendência reflete a mudança nas expectativas dos colaboradores, que agora buscam ambientes de trabalho que valorizem a comunicação autêntica, o cuidado com o indivíduo e o diálogo aberto.
As empresas que se adaptarem a essa nova realidade terão equipes mais engajadas, alinhadas com os objetivos da organização, e mais preparadas para enfrentar os desafios futuros.
Marketing de influência e o poder dos microinfluenciadores
O marketing de influência vai continuar forte, no entanto, as marcas estão preferindo aqueles com seguidores menores, mas mais engajados. Inclusive, essa sinalização já é notável por conta da crescente em conteúdos gerados por usuários.
Isso porque essas figuras são vistas como mais autênticas e capazes de criar uma conexão genuína com o público, o que gera conversas mais alinhadas aos valores da marca.
Comprometimento com as pessoas, o planeta e o meio
Cada vez mais, as pessoas esperam que as empresas se preocupem com o planeta e com questões sociais. Neste sentido, a sustentabilidade não será mais um diferencial, mas uma exigência. E será preciso muita transparência para comunicar isso ao público.
Para além das campanhas, será preciso manter, mais do que nunca, uma postura coerente ao discurso. Abster-se de discussões sobre impacto socioambiental, ou isentar-se deles, também dirá muito sobre os valores de cada empresa.
Automação e IA
As ferramentas de automação, como chatbots e sistemas de recomendação, e o uso de Inteligência Artificial (IA) seguirão em constante evolução, felizmente. Afinal, a meta é por interações cada vez mais personalizadas e em tempo real com o consumidor.
Além de adaptar ofertas com base nas preferências e comportamentos do usuário, a IA irá prever tendências, comportamentos do consumidor e até mesmo criar conteúdos exclusivos.
Vídeos interativos e dinâmicos
Os formatos de vídeo curtos, como TikTok Reels e Instagram Shorts, estão em alta e devem ser utilizados nas estratégias de marketing de influência em 2025. Lives patrocinadas com influenciadores, para interação do público, sanar dúvidas e saber mais de forma descontraída também são tendência.
Além da realidade aumentada (AR) e virtual (VR), esse formato é uma ferramenta poderosa para contar histórias e assim criar laços emocionais com os consumidores.
Social commerce
Vendas diretas por meio de plataformas de mídia social adiantam a necessidade de integração entre suas estratégias de e-commerce e social media. Anúncios pagos nas redes sociais seguem, portanto, como aliados para alcançar um público mais amplo e direcionado.
Segurança para marcas e consumidores
Com o aumento da preocupação com a privacidade, empresas terão que ser mais transparentes sobre como coletam e utilizam dados. Normas como LGPD vão continuar a moldar as práticas de marketing.
Neste sentido, o uso de dados próprios, obtidos diretamente em contato com os consumidores, será cada vez mais importante, para maior autonomia das marcas.
Experiência do usuário (UX) e o SEO
Os buscadores estão priorizando, não apenas sites, mas interações em geral, como em aplicativos, que oferecem uma experiência de usuário superior, incluindo carregamento rápido, navegação intuitiva e conteúdo de qualidade.
Dessa forma, o SEO é essencial para melhorar essa experiência, utilizando a otimização de trechos destacados (snippets), marcação com elementos (schema markup) e conteúdo atemporal (evergreen).
Busca por voz, pesquisa visual e design responsivo
A popularidade dos assistentes de voz, como Alexa e Siri, mostrou que a consulta por voz é mais natural e conversacional, bem como a pesquisa visual, que exigirá que as marcas invistam em imagens de alta qualidade para atender a esse novo formato de busca.
As marcas precisam também garantir que seus sites, aplicativos e e-mails sejam adaptáveis a qualquer formato de tela, oferecendo uma experiência consistente, independentemente do dispositivo utilizado.
E aí, preparado para um 2025 cheio de desafios e oportunidades? Se precisar de uma mãozinha para alinhar estratégias e planejar sua comunicação, chama a gente!