Os efeitos da pandemia na tecnologia

Artigos

Com a chegada da pandemia nós fomos expostos a uma triste realidade: a nossa alta dependência da tecnologia e da internet.

foto_linkedin

Escrito por Lucas Garcia

em 11/09/2020

Com a chegada da pandemia nós fomos expostos a uma triste realidade: a nossa alta dependência da tecnologia e da internet. Muitas empresas que não tinham nenhum plano ou nenhuma industrialização acabaram encerrando suas atividades desde o inicio do isolamento social, por não conseguir manter o funcionamento a distância.

 

A pandemia serviu para mostrar a todas as pessoas que sim, nós somos grandes dependentes da tecnologia e sim, precisamos dela para fazer grande parte das tarefas hoje em dia.

 

Uma área que teve bastante crescimento foi a de mídias digitais, com grande parte da população mundial em casa eles se viram obrigados a usar celulares e computadores pessoais, trazendo um grande aumento na quantidade de usuários em aplicativos famosos como Facebook, Instagram e Tik Tok, que desde o inicio da quarentena tiveram um surto de novos usuários. O que pode ser sentido várias vezes em problemas de extrema lentidão para entregar mensagens em aplicativos como Whatsapp.

 

Tudo isso levou os profissionais das áreas tecnológicas a um grande avanço no setor de tecnologia e desenvolvimento, onde muitos conseguiram grande destaque e foram fundamentais para inúmeras empresas seguirem operando. O que gerou, consequentemente, um melhoramento coletivo no setor da informática e tecnologia.

 

Essa evolução pode ser sentida ainda no início da pandemia, quando inúmeras empresas saíram do comércio convencional para entrar no setor de E-commerce, o que ocasionou em um forte aumento de demandas para novos sites e páginas em redes sociais.

 

Segundo o site Mercado e Consumo, até maio de 2020 o E-commerce cresceu 71% e faturou mais de R$ 27 bilhões. O produto que mais teve aumento de compras foi o Gel Antisséptico (Álcool em Gel) em 14221%. Todo esse crescimento mostra a preocupação do brasileiro em higiene, pois atualmente em praticamente todos os lugares que vamos, tem álcool em gel à disposição para uso, além de ser item obrigatório para a abertura do comércio.

 

Com o aumento do acesso à internet, e o crescimento no setor de vendas digitais, muitas empresas estão investindo no comércio online e começando a entrar nesse mundo digital, assim chamando muito mais atenção para seu negócio.

 

A pandemia trouxe muitas perdas humanas para o planeta, em contrapartida tivemos um grande desenvolvimento tecnológico, que cada vez mais trará novidades e facilidades, tornando-nos muito mais dependente da tecnologia.

 

Referência: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/06/12/quarentena-acelera-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/

 

Escrito por: Lucas Garcia

QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?