A importância de ter uma estratégia na sua campanha de Black Friday

Artigos

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano para o comércio, oferecendo oportunidades imperdíveis para empresas de todos os tamanhos e setores. 

foto_linkedin

Escrito por

em 08/10/2023

No entanto, para aproveitar ao máximo essa ocasião, é essencial ir além de simples descontos e promoções. É aqui que entra a importância de ter uma estratégia bem definida para a campanha de Black Friday.

E para ajudar a compreender pontos importantes desse tema para, talvez, aplicá-lo à marca, confira o texto que segue!
 

Entendendo a diversidade de negócios

Cada empresa é única, com diferentes públicos-alvo, produtos ou serviços e canais de comunicação. Portanto, a estratégia de Black Friday não pode ser genérica, mas adaptada às necessidades e características específicas de cada negócio.

É essa aproximação, inclusive, que irá fortalecer os laços com o público e fazer com que ele, não apenas se interesse e “compre” determinado produto ou serviço, mas retorne. E melhor ainda: divulgue a marca a familiares e amigos.
 

Segmentação de público-alvo

O primeiro passo para uma estratégia eficaz de Black Friday é identificar a persona do negócio. Quem é o cliente ideal? Quais são seus interesses e necessidades? Compreender isso é fundamental para criar ofertas que realmente ressoem com seu público.

Além disso, é importante destacar que nem sempre haverá uma única pessoa para se comunicar. É muito comum, dependendo do nicho de atuação, que existam outros perfis de clientes de um mesmo produto ou serviço.

Quando se mapeia características desse cliente, a probabilidade de “falar a sua língua” é maior. Desta maneira, se passa a pensar como ele pensaria, o que é fundamental para identificar pontos que podem ser problemas ou soluções.
 

Peronalização de ofertas

Uma abordagem única para todas as empresas não funciona na Black Friday. Aliás, não funciona em campanha alguma. Afinal, cada marca, ainda que atue no mesmo segmento, possui particularidades que precisam ser enfatizadas.

Por isso, personalizar ofertas com base nas preferências e comportamentos do público é um ponto que aumenta as taxas de conversão, mas também fortalece o relacionamento com os clientes que se sentem ouvidos.
 

Canais de comunicação relevantes

Cada empresa tem seus canais de comunicação preferidos. Alguns podem se destacar nas redes sociais, enquanto outros dependem de e-mail marketing ou de tráfego em loja física. 

É crucial escolher os canais certos para alcançar a audiência e direcioná-la para ofertas. E isso só pode ser feito depois de uma profunda análise do próprio público e como ele se comporta. 

Não é preciso estar em todos os ambientes e espaços. Todavia, é fundamental estar onde o cliente está: seja para ele lembrar da marca ou pelo fato de que ele pode realmente precisar dela ali. E esse trabalho começa antes da conversão.
 

Combate à “Black Fraude”

A segurança da Black Friday está, muitas vezes, manchada por práticas desonestas. Ter uma estratégia transparente e honesta é a melhor maneira de ganhar a confiança dos consumidores. 

Por isso é fundamental que seja feita a comunicação respeitosa com o público sobre as condições das ofertas, promoções e flexibilidades de condições de negociação, para evitar ambiguidade ou surpresas que possam confundir.

Um cliente confuso ou, pior ainda, decepcionado, não retorna e não indica. Mas pior que isso, ele dará o seu manifesto carregado de impressões ruins e que podem ter um impacto bem ruim para uma marca.
 

Fidelização de clientes

A Black Friday não é apenas sobre adquirir novos clientes, mas também sobre manter os que já se possui. Oferecer vantagens exclusivas para clientes fiéis, como pré-vendas ou descontos adicionais, são uma ótima estratégia para isso.

Além de se sentirem valorizados, esse ato ajuda a criar laços familiares e incentivar compras recorrentes por conta da proximidade e da própria confiança que a marca pode vir a despertar com esses atos.

Neste sentido, seguem outras dicas rápidas para aplicar ainda nessa próxima edição da Black Friday!

●    Conheça as necessidades do seu público
●    Pense em estratégias para quem quer presentear
●    Saiba com quem e como concorrer nas ofertas
●    Aposte naqueles que priorizam o autocuidado
●    Aproveite o boca a boca
●    Invista em marketing digital
●    Trabalhe com prazos e senso de urgência
●    Oriente seus clientes
●    Resgate clientes antigos
●    Tenha conteúdo de valor
●    Expanda seu alcance com o auxílio de microinfluenciadores
●    Seja necessário para os organizados e os desorganizados também
●    Anuncie nas plataformas e espaços que seu público está
●    Trabalhe com promoções de vale-presente
●    Seja leve ao vender
●    Fortaleça causas que agregam e que você de fato compactue

De maneira geral, a Black Friday é uma oportunidade incrível para expandir negócios e aumentar vendas. No entanto, o sucesso não acontece por acaso e ter um bom planejamento e uma equipe para contar fará toda a diferença.

Uma estratégia bem planejada e adaptada às características do negócio é essencial para atingir metas e uma equipe diversificada e especializada, como a de uma agência publicitária, pode ser a aliada que uma marca precisa.

É importante lembrar que a Black Friday não é apenas um dado, mas uma oportunidade de construir relacionamentos duradouros com os clientes e consolidar sua marca no mercado. 

Portanto, investir tempo e esforço na criação de uma estratégia que funcione para a empresa, equipe e clientela é de enorme impacto e nós, da Iterativa, podemos te ajudar com isso. Que tal uma conversa sem compromisso?
 

Clique aqui para contar um pouquinho dos teus planos pra gente!

QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?