Piores erros de marketing e alguns cases para relembrar

Artigos

Nem só de homenagens bonitas vivem os profissionais de marketing. Pelo contrário. Enquanto o trabalho danifica, digo, dignifica “o homem”, a humilhação faz crescer e se desenvolver (ou ao menos te prepara para novos desafios).

E para relembrar feitos que, inclusive, mudaram o modo de criar e entregar valor para um mercado consumidor cheio de necessidades e desejos, listamos alguns exemplos de conhecimento público.

A seguir, confira estratégias que não deram tão certo assim, mas ficaram na história, inclusive, para mudar os rumos do ofício do profissional de marketing, o nosso querido colega que celebra seu dia na data de hoje. Boa leitura!

foto_linkedin

Escrito por Cláudia Palhano

em 08/05/2024

Campanha de Marketing: entenda do que estamos falando

Para começo de história, caso você tenha parado aqui de balão, é preciso descomplicar o que é uma campanha de marketing.

Campanha de marketing é como um plano cuidadosamente elaborado, cheio de estratégias espertas para fazer uma marca brilhar, tipo uma receita cheia de ingredientes especiais para dar aquele toque incrível à marca, produto ou serviço. 

Assim, não se trata de algo simples, ainda que não seja necessariamente algo complexo. Trata-se de um combo de ações pensadas para promover um negócio e conectá-lo com seu público, o que inclui muito planejamento e outras coisinhas, como estar preparado para enfrentar problemas desconhecidos.

E aprender com os erros dos outros pode ser uma verdadeira sacada, principalmente nesse universo onde tudo - que é bom - se copia e os erros podem ajudar a avaliar o que fazer ou não para conseguir desenvolver um projeto que garanta os resultados esperados.

Conheça campanhas de marketing que deram muito errado

Aqui estão alguns exemplos de erros de marketing que são considerados bastante graves e podem causar danos significativos à reputação da marca, confira!

Campanhas Insensíveis

Campanhas insensíveis é quando uma marca lança uma campanha que é insensível a questões sociais sensíveis, como raça, gênero, religião ou cultura. Um exemplo seria a campanha da Pepsi com Kendall Jenner, que foi criticada por trivializar protestos sociais.

A Pepsi retirou do ar após receber duras críticas não apenas pela forma como a peça foi executada, mas também pela forma como tratou questões importantes como o movimento Black Lives Matter. A marca se desculpou por “errar o tom” e por envolver Kendall Jenner nessa situação.

Falha na gestão de crises

Aqui é quando uma marca não lida adequadamente com uma crise de relações públicas. Um exemplo seria o desastre da BP no Golfo do México, onde a empresa foi criticada por sua resposta lenta e inadequada ao derramamento de petróleo.

A BP enfrentou uma reação negativa generalizada por parte do público, dos ativistas ambientais e dos órgãos reguladores. A crise resultou em danos significativos à reputação da BP e custos financeiros enormes em termos de multas, compensações e esforços de limpeza.

Uso inadequado de mídias sociais

Neste caso, o erro se dá quando uma marca comete erros graves nas redes sociais, como postar conteúdo ofensivo ou insensível. Um exemplo seria o tweet infame da marca de fast food DiGiorno, que usou a hashtag #WhyIStayed (Por que eu fiquei) sem entender que estava relacionada à violência doméstica.

A repercussão do tuite foi extremamente negativa. Em contrapartida, o social media responsável pela conta realizou um pedido de desculpas bastante sincero e individual a cada pessoa que se sentiu ofendida. 

Mau atendimento ao cliente

Isso ocorre quando uma marca não oferece um bom atendimento ao cliente, seja pessoalmente, por telefone ou on-line. Um exemplo seria o incidente da United Airlines, onde um passageiro foi arrastado para fora de um voo à força, causando uma reação negativa generalizada.

O vídeo do incidente viralizou, resultando em críticas generalizadas à companhia aérea por sua má gestão da situação e violação dos direitos do passageiro. A repercussão resultou em uma crise de relações públicas e queda nas ações da empresa.

Lembrava desses acontecimentos todos? Esses são apenas alguns exemplos de erros de marketing que podem ter consequências significativas para uma marca, e, sem dúvidas, já mudou bastante a forma como se portam diante de algumas crises.

De qualquer forma, há outros tantos casos que ilustram diferentes erros e que, apesar de impactantes, são importantes para que as empresas aprendam e estejam sempre atentas às repercussões de suas ações de marketing. 

Aliás, falar quais teriam sido as estratégias mais assertivas para contornar esses erros ou contratempos poderia ser um assunto interessante para trazermos aqui, o que acha? Vamos amadurecer essa ideia!

QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?