As melhores pérolas do jornalismo brasileiro (ou algumas delas)

Artigos

Ei, pessoal! Vocês já perceberam como o jornalismo brasileiro é um verdadeiro festival de momentos épicos que a internet simplesmente se recusa a deixar no passado? É tipo aquela história do "o que acontece na internet, fica na internet", né?

No dia 07 de abril, quando é celebrado o Dia do Jornalista, relembramos, em nossas redes sociais, algumas cenas “épicas”, para não dizer pérolas, que ficaram em nossa memória e, como diria Bob Esponja, em nossa “caixa de risadas”.

Afinal, nos bastidores há sempre uma turma de jornalistas cheios de humor e prontos para uma boa piada, com o dom de transformar até mesmo as situações mais tensas em momentos hilariantes, porque, afinal, rir é o melhor remédio, mesmo quando se trata de notícias.

foto_linkedin

Escrito por Cláudia Palhano

em 25/04/2024

Mas, afinal, quando foi que começamos a ter memes?

Ainda que o termo tenha evoluído para abranger imagens, vídeos e conceitos que se propagam rapidamente on-line, frequentemente modificados e adaptados ao longo do caminho, eles surgiram antes disso.

Os memes têm suas raízes no conceito introduzido pelo biólogo Richard Dawkins em seu livro "The Selfish Gene" em 1976, onde ele os descreveu como ideias ou comportamentos que se espalham por meio da cultura. 

Mas foi, sim, em plataformas de mídia social que eles se popularizaram, e, desde então, rastrear a verdadeira origem de muitos é bem difícil por conta da natureza anônima da internet.

Portanto, mesmo em meio a mudanças significativas na forma como consumimos mídia, os memes de hoje podem ser vistos como uma evolução dos momentos culturais compartilhados que existiam muito antes da internet.
 

O engajamento analógico

Os programas de TV populares, comerciais marcantes ou mesmo eventos esportivos que geravam conversas e piadas entre as pessoas eram espécie de memes ao vivo" da época, transmitidos pelos canais de TV e discutidos nas conversas cotidianas.

Essa comparação mostra que o desejo humano por conexão e interação sempre esteve presente, independentemente do meio de comunicação disponível. O que mudou com a internet foi a escala e a velocidade com que esses momentos se propagam. 

Agora, ao invés de esperar pelo próximo episódio de um programa de TV, as pessoas podem criar e compartilhar conteúdo instantaneamente, alcançando um público global em questão de segundos.

Essa interação contínua entre os meios de comunicação do passado e do presente destaca a natureza dinâmica da cultura e da comunicação humana. 

Enquanto os memes de hoje podem parecer novos e únicos, eles estão enraizados em uma tradição de compartilhamento e conexão que tem raízes profundas na história da comunicação.
 

A arte de contar histórias (sem rir)

Esses tempos rolou uma thread em nosso eX-Twitter que deixou todo mundo nostálgico e rindo até doer a barriga, e foi isso inclusive que motivou a nossa homenagem aos jornalistas de plantão. Afinal, rir faz bem e é isso que desejamos! 

O conteúdo resgatou aquela espécie de flashback dos melhores deslizes e momentos constrangedores que já rolaram na história do jornalismo nacional e que continuam roubando muitas risadas sempre que “revisitados”. 

Uma mistura de cenas hilárias, erros ao vivo e até um pouquinho de drama!

Na época, a thread foi um sucesso, e foi por isso resolvemos resgatá-la homenagear os colegas dessa área de uma maneira leve e descontraída. Afinal, haja profissionalismo para “passar” por esse tipo de situações, hein?

Entre um repórter correndo atrás de mulas e sendo literalmente atropelado por uma delas até o clássico "6 e ônibus" que a gente não cansa de assistir e rir toda vez, muitas foram as cenas reportadas, como aquelas entrevistas com figuras icônicas, tipo a moça que tentou "morder" o microfone ao invés de responder às perguntas.

E aí, preparados pra uma dose extra de risadas? Tem vídeo de repórteres derrubando tablets no chão (ops!), senhorinhas quase sendo esmagadas pelos portões de casa e até um repórter sendo carinhosamente chamado de Batman. 

É ou não é pra amar esses memes que nos fazem rir até nas horas mais inesperadas? E para conferir essas pérolas, basta uma breve busca na internet e inúmeros canais do YouTube serão indicados, inclusive, com sequências de vídeos engraçados do jornalismo brasileiro. 

Mas para facilitar a busca, clique aqui e acesse um compilado produzido pelo canal TetraKev, divirta-se!

QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?